terça-feira, 15 de abril de 2008

Aos alunos de Língua Portuguesa III




Estou reabrindo esse espaço de discussão sobre leitura. Afinal, ela deve ser uma atividade simples, bela e cheia de surpresas e descobertas. Portanto, vamos discuti-la! Se quiserem, além de comentar o que leram, sugerir a leitura para os colegas, apresentando as razões pelas quais vale a pena (ou não) ler determinado texto (ou obra), sintam-se à vontade! Espero todos vocês...

14 comentários:

Anônimo disse...

Livro da Escola
LIVRO: Que azar, Godofredo (crôicas)
AUTOR:Alexandre Azevedo
Paginas lidas: 65 pgs. Todas
Sítese:O maior elogio que se pode fazer a este livro é que ele não frusta a expectativa provocada pela primeira crônica. Todas, ou quase todas, estão no mesmo nível.
Aluna: Brenda Fortunato

Leitura de Casa
LIVRO: Clarissa
AUTOR:Erico Verissimo
Páginas lidas:60 pgs. de 205 pgs.
=D
Sítese: Publicado em 1933, o primeiro romance de Erico Verissimo trata das descobertas de uma jovem de treze anos que se mudou do interior para a capital do Rio Grande do Sul. Otimista, confiante, Clarissa mora na pensão da tia. Convive com personagens que lhe despertam as tensões do amadurecimento. Um major aposentado, um músico infeliz, um judeu e um protestante que discutem sem parar, uma mulher romântica, um desempregado, um gato, um peixe e um papagaio são alguns dos moradores da pensão de d. Eufrasina.
Aluna: brenda Fortunato

Anônimo disse...

Livro de Casa...
Livro: Poderosa
Autor: Sergio Klein
Paginas lidas:43 pgs
Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História.

Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
Aluna: Thayrine

Anônimo disse...

Livro de Casa
LIVRO: O Código da Vinci
AUTOR: Dan Brown
Número de páginas: 419
Número de páginas lidas: 321
Síntese: Um assasinato dentro do Museu de Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu. Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.
Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso professor de Simbologia de Harvard, podem desvendar.
Os dois transforman-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um indicado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assasino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.
Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. O Código da Vinci prende o leitor até a última página.

Aluna: Marina Menegaz

Anônimo disse...

Podia ter aceitado o outro¬¬
Leitura de Casa
LIVRO: O Cavaleiro e o Samurai
AUTOR: Orlando Paes Filho
Páginas lidas: 6
"Sinopse": O livro fala de um descendente do clan Mclhalan, que tem suas origens no século IX D.C. com Angus o Guerreiro, este descendente vai ao Japão, o neto de Genghis Khan está para conquistar a Ásia por completo, e o descendente de Angus está lá para intervir.
Aluno: Pedro Pilati

Espero que aceite agora :D

Anônimo disse...

Livro de casa
Estrelas tortas -Walcyr Carrasco
Paginas lidas: 101
Síntese:
Marcella é uma menina alta,bonita,atlética,campeã de volei.Mas de repente uma tragédia muda a sua vida.Ela se torna deficiente física por causa de um acidente,destruindo seu senho de seguir jogando volei.
Marcella passa muito tempo triste e sem vontade para nada.
Mas com o tempo ela conehce novos amigos que a ajudam a aceitar sua nova condição e a descobrir que o acidente não a limitou.
O livro é um grande exemplo de superação.

Bárbara Raymondi

Wagner disse...

Livro da Escola eu não lembro, e não tive tempo de ler aí vou falar sobre um que eu já li e tal...
Livro: O auto da barca do inferno
Autor: Não lembro, mas tenho quase certeza que é do Gil Vicente (Ou algo do gênero)
Páginas lidas: Quantas o livro tiver, só não li prólogos e aquelas coisas que vem antes ou depois da estória.
Síntese: Bom, é tipo um julgamento feito entre um anjo e o diabo para decidir quem vai pro céu e quem vai pro inferno. O livro é bem interessante, minha parte preferida é a que o parvo fala ao diabo que morreu de caganeira, e em seguida de caga merdeira... Aconselho a ler, até porque não é muito grande.
Aluno: Wagner (Jean) Thomazoni

Até amanhã Samira.

Jully disse...

Livro de Casa
Livro: O Senhor da Chuva
Páginas Lidas:197 de 268
Sítese:Um anjo é perseguido, para não ser destruído, possui o corpo de um ser humano igualmente agonizante. Assim, o anjoquebra uma regra sagrada que dá direito aos demônios de evocarem uma guerra desigual que poderá desencadear a destruição de todos os anjos de Luz da Terra.
Agora os dois exercícitos estão furiosos, transformando as tranqüilas pastagens de Belo Verde num funesto campo de batalha onde espadas que pqrecem chamas, e olhos que parecem brasas, darão o tom nesta misteriosa aventura sobnatural, repleta de batalhas mergulhadas no mundo dos anjos, dos vampiros e dos demônios.
Autor: André Vianco
Anula: Joana Lopes P.

Wagner disse...

Livro do Augusto que eu peguei emprestado.
Livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Autor: Douglas Adams
Páginas lidas: 54 de várias.
Síntese: Não posso falar muito porque li pouco ainda, mas é sobre um Cara chamado Arthur Dent que teve sua casa destruida por um FDP e depois disso salvou-se da destruição da Terra graças ao seu amigo Mochileiro Ford Prefect...
Aluno: Wagner Jean Thomazoni

Até amanhã e terça feira Samira...

Anônimo disse...

Oii!!
O livro que eu acabei de ler é
"Onde está Teresa?" de Zibia Gasparetto pelo Espírito Lucius.O livro tem 365 páginas.
Eu achei o livro muito bom. É um livro espirita, onde explica em várias situações dos personagens o espiritismo.
O livro faz com que o leitor queira ler mais, por ter partes que sejam românticas e outras de mistério.

Anônimo disse...

Livro de casa
Livro:Diário de um cavaleiro Templário
Autor:Orlando Paes Filho
Paginas lidas 250
Diário de um Cavaleiro Templário conta a vida de Robert de la Croix.Nascido em Nancy.Robert testemunhou as violência desde pequeno quando seu pai, um ladrão bêbado, espancava constantemente a mãe, e os tios, comparsas de roubos, violentavam as sobrinhas indefesas. Angustiado e incapaz de impedir os abusos, ele assistia a tudo, até que um dia, já forte o bastante, decidiu por fim àquela tortura, e sua espada fez o sangue escorrer pela primeira vez.Trazendo um trauma por toda sua vida entrando na Ordem dos Templários com único objetivo tirar essa angustia do seu coração servindo al senhor
Com a alma atormentada, Robert procura orientação de um padre, que mais tarde juntos, decidem partir e se unir as Cruzadas e lutar em nome de Deus. Porém, seu verdadeiro lugar era a Ordem dos Cavaleiros Templários, que após intenso treinamento físico e espiritual, Robert e outros noviços são consagrados cavalheiros viajando nesse mundo fora para a conquista de um mundo tomado pela violência e pelo movimento paga e por uma igreja forte como formas de conquista a sua espada a sua lei que prevalece sobre os pagãos e na conquista de Jerusalém com único objetivo terminar o ano do nosso senhor com sua cidade natal no poder da igreja católica
Aluno:Leonardo .

Leo Farenheit disse...

Livro de casa
Livro:Diário de um Cavaleiro Templário
Autor:Orlando Paes Filho
Paginas Lidas:432 paginas todas
Síntese Resumida tirada da pagina 287 e 295
Nosso Senhor Jesus Senhor Cristo:Meu filho, as criaturas costumam medir a virtude e a estrutura de uma alma pelas graças que.Eu lhe concedo e enganam-se porque.Eu sou livre para agir como quiser.Tu ,cavaleiro,não tens virtude que mereça as graças que lhe concedo.Sou soberano e livre para beneficiar com largueza a quem.Eu quiser.E assim beneficiarei os meus pequeninos pois são o meu fraco.Os teus pecados,cavaleiro, já não existem porque.Eu os esqueci para sempre.Escreve as mensagens que te dou porque dizem respeito a ti e ao mundo.
Palavras nosso Jesus cristo dirigidas ao coração do cavaleiro Robert de la Croix,catalogadas segundo temas característicos de espiritualidade que o cavaleiro experimentou.assim, vão fornecer as meditações sobre as virtudes com que Nosso Senhor Jesus Cristo nos quer ver revestidos.
É interessante ponderar dessa comunicações divinas .É a graças recebida em particular,do Divino para o humano,pois Deus reside no coração de todos os homens.
Nosso Senhor,em sua imensa bondade ,escolhe de tempos em tempos almas humildes e desejosas de santidade para fazer conhecer a grandeza de.Seu coração misericordioso.Assim foi com o cavaleiro Robert de La Croix, e assim será ainda com muitas outras almas através dos tempos.

Jully disse...

Livro: Veronika descide morrer
Autor: Paulo Coelho
Pags.: 122 de 221
Sintese: Veronika esta cansada da mesmisse de sua vida e descide morrer, mas nao consegue e vai parar em um sanatório, lá descobre que sua tentativa de suicido fez com que adquirisse um problema no coração. Com o passar do tempo Veronika volta a ter gosto pela vida.
Aluna: Joana

Leo Farenheit disse...

Livro de Casa
Livro:O Último Templário
Autor:Raymond Khoury
Editora:EdiOuro
Paginas lidas 471
Sintese
Durante o ataque mulçumano ,em 1291,a antiga cidade de Acre,no Reino Latino de Jerusalém, a galé Templo do Falcão Zarpa ,levando um pequeno grupo de cavaleiros.entre eles o jovem templário Martim de Carmaux,seu mestre ,Aimard de Villiers,e um misterioso baú a eles confiado pelo grã mestre da ordem dos Templários antes de morrer .O barco desaparece.
Sete séculos depois,quatro homens vestidos de templários e montados a cavalo invadem museu no Vaticano,espalhando terror as testemunhas.a arqueologia Tess Chaykin,uma das pessoas que presenciou ,testemunha quando um dos cavaleiros ,que parece liderar o grupo,pega um objeto:um misterioso codificador medieval
Após o incidente, o FBI instaura uma investigação sobre o caso liderado pelo especialista em anti-terrorismo SeanReilly.Juntos,Reilly e Tess se envolvem em uma corrida mortal por três continentes em busca do lacal que ocorreu o desaparecimento do Templo do Falcão e da perturbadora verdade sobre sua carga.
Aluno:Leonardo Almeida

Leo Farenheit disse...

Leitura de casa
Autor: Fabio Volpe
Pagina: 31
Mundo estranho abril de 2008
Lê Uma reportagem no Mundo Estranho
Uma reportagem que Gandhi impediu a cura de sua mulher que pegou pneumonia e ficou a beira da morte.O filho do casal consegui doses de penicilina,mas Gandhi proibiu de usar remedia seria duvidar da fé religião hindu.Resultado morreu em poucos dias ele contraiu malária.Ele manteve as restrições religiosas por três semanas.entregou os pontos recorreu os aos remédios para recorrer sua vida.