domingo, 30 de agosto de 2009

Crônica - da rejeição à exaltação




Muitos estudiosos da nossa literatura demoraram a aceitar (alguns até hoje não aceitam bem) a crônica como um gênero literário. No entanto, é visível a qualidade da maioria dos textos e a relevância deles para a nossa cultura literária.


Por isso, minha dica de leitura vai percorrer o mundo das crônicas, uma vez que são textos curtos, bem humorados e extremamente críticos. Ótimos textos para se ler no final do dia ou no intervalo do trabalho! Escolhi "As cem melhores crônicas brasileiras" (Org. Joaquim Ferreira dos Santos) e acertei! Acho que estão todas aí mesmo! Uma melhor do que a outra!


Divididos em décadas e por assunto, os textos ganham um sabor especial ora de nostalgia, ora de contemporaneidade, ora de atemporalidade! Vale a pena ler!


Algumas crônicas são de fácil compreensão, pois seu objeto de estudo está aí, explicito, dito, inconfundível. Entretanto, outras deixam a desejar no quesito objetividade e reforçam a ideia de que o gênero está tão próximo ao conto quanto a poesia da música. Essas formam um rol de crônicas indefectíveis e eternas, pois podem ser lidas e compreendidas de inúmeras maneiras pelos mais diversos leitores.


Acredito ser este o objetivo da crônica, ressaltare/ou resgatar a singularidade de situações universais através do jogo da linguagem.


Nenhum comentário: