segunda-feira, 26 de maio de 2008

Leitura e escrita: formando cidadãos críticos e conscientes


ZEITGEIST: um termo alemão para designar 'o espírito do tempo', ou, em outras palavras, o nível de avanço intelectual e cultural do mundo em um determinado período.
Esse foi o nome dado a um documentário (http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024 ) no mínimo polêmico, envolvendo religião, guerra e poder. Depois de assisti-lo, deixe aqui seu comentário, considerando o tema do vídeo, sua opinião sobre ele, se o (a) envolveu de alguma forma, se há coerência nos argumentos apresentados, se pode ser compreendido como uma leitura possível do mundo e por que motivos, etc,...

5 comentários:

Sara disse...

Olá!!!

Ao assistir o filme me senti enganada, anestesiada e estarrecida.
É claro que não podemos acreditar em tudo o que estava nele, cometeriamos o mesmo erro feito ao longo desses, no mínimo 2 mil, anos. Mas, se 1/4 daquilo tudo for verdade é quantidade suficiente para tirar o sono e nos fazer pensar em uma forma diferente de vida.

Mas será possível fugir desse sistema excludente? Seleção natural não mais regida pela mãe natureza, e sim pelos filhos ingratos dela.

Peças, marionetes, operários, afinal, o que somos nesse mundo?


Regidos pelos deuses astronaltas? (assista também pelo youtubehttp://youtube.com/results?search_query=eram+os+deuses+astronautas)

Cansada de tantos questionamentos deixo o assunto fecundando em nossas mentes.

Um grande abraço e aproveitem a vida!!!!

Sara disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leo Farenheit disse...

Fala sobre a religião,o poder,educação,sete de setembro,guerras
Porque mostra as conspirações existentes nesse mundo a onde so a mentira
O vídeo e muito impressionante parece que agora tudo faz sentido.As coisas não são como,pensávamos que fosse,mais sim uma mentira,mais mesmo assim devemos analisar quando partimos de uma conspiração,nem tudo ali e necessariamente verdade.Por que assim seria mais uma mentira a onde não haveria nem um pensamento critico.Na parte a onde relata as religiões.É uma hipocrisia constatar desse jeito.Seria muito fácil Deus aparecer na nossa frente provando sua existência assim todos acreditariam e não haveria sentido.É abençoado quem vê com o coração.
O homem tem erros delimitações a qualquer momento pode cair,como os pastores isso e uma fama que os pastores ganhram,é os pastores bons,que pagam o pato.
Ele pode ser afirmado como uma leitura do mundo não é só de hoje que a educação e precária, cada vez piora e com a mesma velocidade do crescimento da,mídia isso não e conhecidencia isso e real,isso acontece todos os dias querem tirar nossos pensamentos,críticos para aceitar suas idéias,ate que um obteremos a verdade e nesse dia tudo isso vai terminar como o papel pecando fogo.

Anônimo disse...

fala sobre . a guerra , educaçao e tudo que envolve ''poder''

que talvez
a teoria da evoluição
deveria ser . regressao da humanidade .

pois o ser-humano só esta regredindo com essas guerras e todo esse poder excessivo.

que as idéiaS vao se reformulando conforme a ''evolução'' pois cada dia estamos evoluindo novos pensamentos !

nós estamos sendo manipulados por essa evoluçao?

Anônimo disse...

Olá!!
O assusnto tratado no vídeo mostra o lado do bem e do mal. Fala de um ser superior que em diferentes épocas e diferentes lugares assume nomes diferentes, mas que se relacionam e que exerce um poder sobre as pessoas. Fala da relação da civilização egípcia com o cristianismo. Mostra também que o poder político usa Jesus ou um ser superior para colocar medo nas pessoas, intimidar e justificar injustiças. As pessoas na tentativa de se protegerem ficam cada vez mais voltados para si separadas das demais e nos torna impotentes e maus e cada vez mais distantes do auto conhecimento.
Precisamos conhecer a força que temos para superarmos o medo, não deixando que nos manipulem. Precisamos nos unir para umna nova ERA.

O vídeo é interessante, porém mnuito longo e necessita de um conhecimento sobre muitos assuntos. Seria melhor que fosse visto na escola tendo a explicação do professor de outras disciplinas.

Ele parece coerente, pois mostra fatos parecidos que se relacionam e explicam algumas coisas, como exemplo do Sol e Jesus. As guerras também são manipuladas por pessoas com o poder.

Ele pode ser entendido como uma leitura de mundo por fazer associações de diferentes épocas relacionado com a atualidade.

PRONTOOO!!!
Bjosss